02 maio 2015

Dicas Nunca São Demais.

~capa escrota -sorry-~

Não, isso não é uma miragem, não é um sonho (ou pesadelo), muito menos um devaneio. Vocês realmente estão me vendo por aqui. Eu sei, eu sei, vocês devem estar pensando "MAAAAAAAIS DICAS?" mas de acordo com o título, dicas nunca são demais.

Como uma pessoa desocupada que acaba de entrar no ensino médio e faltou quase a semana toda para ler fanfic - olá burn bright (vício) -, eu tive um bom tempo para ler diversas delas, e para ser sincera, quase precisei de um pote de sorvete, lenços e um cantinho para chorar. Mas não chorar por a história ser boa, chorar por desgosto.

Eu não sou uma expert em escrita, não sou a pessoa com as melhores ideias que esse mundo já viu, longe disso. Mas meu intuito ao criar este blog não foi apenas postar fanfics (coisa que eu não faço mais e nem pretendo, me desculpem), foi ajudar vocês também, ajudar a não cometerem os mesmos erros que eu.

E, foi pensando nisso que eu ressurgi das cinzas e resolvi listar aqui alguns erros que eu já cometi, ou que venho vendo por aí constantemente. Peguem suas pipocas, seus óculos 3D e o refrigerante e vamos lá.




1. Nenhum e Nem um.


Nenhum = algo nulo, inexistente; equivale a algum.

Ex: Nenhuma pessoa leria um livro como este!

Nem um = nem sequer um, nem mesmo um.

Ex: Nem uma pessoa leu este livro!

Sentiram a diferença?

2. Esta e está.


Esta: indica algo ou alguém.

Ex: Esta é uma boa aluna!

Está: do verbo estar, indica posição.

Ex: Ali está uma boa aluna!

3. Ponto e vírgula (;)


Indica uma pausa grande demais para uma vírgula, mas, simultaneamente, pequena para um ponto. Geralmente usado para:

Separar enumerações.

Ex: No supermercado, é possível encontrar: chocolate; doces; refrigerante. (vida de gorda não é fácil)

Separar orações que não possuem uma conjunção, mas possuem uma relação.

Ex: Há muito não ouço uma música boa; foram-se os tempos em que se faziam músicas boas.

Ressaltei apenas os dois casos em que eu mais utilizo o ponto e vírgula; vocês podem encontrar mais informações sobre isso aqui.


4. Mim e eu.

Mim.

MIM NÃO CONJUGA VERBO (ao menos que seu personagem seja um índio), QUEM CONJUGA VERBO É EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES. ESTÃO VENDO ALGUM MIM ENTRE ELES? 

Caso você esteja e os sintomas persistirem, um professor de português deverá ser consultado (e um oftalmologista também, é claro).

Mim é um pronome oblíquo tônico, ele apenas surge após uma preposição: de mim, por mim, para mim.

Ex: Pegue aquele livro para mim. (cadê a palavrinha mágica?)

Nunca use o mim antes do verbo no infinitivo. 

Eu.

O eu sempre vem antes do verbo, o que indica que o eu é o sujeito da ação.

Ex: Quando eu for à sua casa veremos aquele filme.

5. Travessão para separar frases explicativas intercaladas.


Ex: Ontem fui visitar à casa da avó de Jõaozinho   uma adorável senhora –,  para provar os seus tão famosos biscoitos. 

PS: Não confundam travessão com hífen. O travessão é maior.

Hífen = -

Travessão =  

O número seis não é na verdade uma "lição", é mais uma dica, eu diria. A propósito, se não me engano, falei algo parecido em meu primeiro post sobre dicas aqui. Mas, apenas para frisar este "erro" que tanto me irrita, vou repetir:


6. EVITEM REPETIR PALAVRAS.


É sério! Isso é muito chato e torna a leitura extremamente cansativa, entediante.

Ex: Eu resolvi dizer à Pedro que estou apaixonada por ele. Pedro disse que não sente o mesmo por mim. Eu corri para minha casa. Eu chorei por sete noites e seis dias seguidos. Eu não queria ir à escola e encontrar Pedro novamente. Eu estava despedaçada.

A solução é: optem por conjunções.

Ex: Eu resolvi dizer à Pedro que estou apaixonada por ele. Todavia, Pedro disse que não sentia o mesmo, então corri para minha casa e chorei por sete noites e seis dias seguidos. Não queria ir à escola e encontrá-lo novamente, pois estava despedaçada. 

Particularmente, bem melhor e bem menos cansativo de se ler. Desta forma, não nos perdemos no mar de palavras repetidas.

Então pessoas, eu resolvi criar um blog para dicas de escrita, para realizar pedidos de capas e tudo mais, mas, eu não consigo dar conta de um blog sozinha. Portanto, se você aí quiser  ou souber de alguém que queira  , fazer parte de um blog como tal, entrem em contato comigo, por favor.

Espero ter ajudado com estas dicas, e, se você comete/já cometeu algum destes erros, EU ORDENO QUE PARE! É grotesco, sinceramente. 

Por enquanto é só, beijos e até mais.

Um comentário:

  1. Amei as dicas!
    Então, eu gostaria de saber se você ainda vai fazer o blog, por que eu faço capas de fanfic se quiser minha ajuda :) Onde posso entrar em contato com você?

    ResponderExcluir